Atlas do Agronegócio mostra oligopólio da produção alimentícia

Neste mês  de setembro foi lançado o Atlas do Agronegócio, a versão brasileira do Atlas publicado na Alemanha em 2017. A publicação possui artigos originais de autores brasileiros que falam sobre a concentração do setor, qualidade de alimento, lobby do agronegócio, condições de trabalho, resistência, agroecologia e agrotóxicos.

Alguns dados do Atlas do Agronegócio merecem atenção:
– 50 empresas vendem metade dos alimentos do mundo;
– 70% das compras de uma família são produtos de grandes empresas.

Isso quer dizer que, por mais que as famílias achem que estão escolhendo o que estão consumindo nos mercados, a maioria dos produtos pertence à mesma empresa. Ou seja, quem determina nosso consumo são as grandes empresas e não quem está comprando. Além disso, há questões relacionadas ao agrotóxico: quando tiram nosso poder de escolha, não sabemos o que está nos produtos nem como eles são feitos.

Por fim, esses oligopólios também prejudicam o mercado: para gerar cada vez mais lucro e “regular o mercado”, os empresários bilionários reduzem custos de produção e demitem funcionários a fim de diminuir seus custos e ganhar cada vez mais dinheiro, sem se preocupar com seus consumidores.

Precisamos dar visibilidade e valor às pequenas empresas e às pequenas produções. Precisamos saber como nossos alimentos são feitos e temos o direito de escolher o que estamos consumindo!

2018-09-06T16:48:01+00:00